1 - Continuação do exercício de sólido platónicos iniciado na aula anterior;
Exercício de sólidos platónicos
- Comando VPORT - selecionar várias vistas com as janelas mais à esquerda
Octaedro
- Comando POLYGON - selecionar 4 como o número de lados do sólido, opção EDGE (para determinar a aresta inicial do sólido) com ponto inicial (0,0) e segundo ponto com coordenadas (1,0);
- Comando MIRROR - copiar as faces 3x;
- Comando UCS - 3P - Selecionar a diagonal do quadrado - @0,0,100 (2º ponto);
- Comando CIRCLE - selecionar um ponto do quadrado - raio = 1;
- Comando CIRCLE - selecionar outro ponto do quadrado - raio = 1;
- Comando UCS - WORLD;
- Comando 3DFACE - selecionar pontos (2x);
- Comando ARRAYCLASSIC - POLARARRAY (selecionar as faces), selecionar o ponto de charneira, 4 faces, 360 graus como ângulo de rotação;
Dodecaedro
- Comando POLYGON - 5 lados - EDGE (0,0) como coordenadas do ponto inicial, (1,0) como 2º ponto da aresta;
- Comando POLYGON - 5 lados - selecionar dois pontos do pentágono anterior;
- Repetir o processo anterior novamente;
- Comando LINE - desenhar linha que irá orientar o novo UCS;
- Comando UCS - 3P - selecionar pontos da linha desenhada anteriormente;
- Comando CIRCLE - selecionar ponto da linha desenhada, definir 1 unidade como raio;
- Comando LINE - desenhar outra linha para orientar novo UCS;
- Comando UCS - 3P - definir novo UCS;
- Comando CIRCLE - selecionar ponto da linha, atribuir 1 unidade para valor do raio da circunferência;
- Comando UCS - WORLD;
- Comando ALIGN - selecionar um dos pentágonos, selecionar eixo de rotação e ponto de deslocamento;
- Comando ARRAYCLASSIC - POLARARRAY, selecionar pentágono lateral, selecionar eixo de rotação, nº de faces: 5, ângulo de rotação: 360 graus;
- Comando POLYGON - nº de lados: 5, EDGE, com os pontos (0,0) e (1,0);
- Comando POLYGON - nº de lados: 5, EDGE, selecionar pontos do pentágono;
- Repetir o processo novamente;
- Comando UCS - 3P, selecionar ponto médio da aresta, vértice do triângulo, @0,0,100;
- Comando CIRCLE - 2P, desenhar uma circunferência com ponto inicial no ponto médio da aresta do triângulo e 2º ponto no vértice do triângulo;
- Comando UCS - WORLD;
- Repetir o processo anterior todo para o segundo triângulo;
- Comando ALIGN - rodar a face triangular para o espaço, selecionando o eixo de rotação;
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