sábado, 12 de março de 2016

Aula 3 | 03.03.2016

1 - Continuação do exercício de sólido platónicos iniciado na aula anterior;

Exercício de sólidos platónicos

  • Comando VPORT - selecionar várias vistas com as janelas mais à esquerda
Octaedro
  • Comando POLYGON - selecionar 4 como o número de lados do sólido, opção EDGE (para determinar a aresta inicial do sólido) com ponto inicial (0,0) e segundo ponto com coordenadas (1,0);
  • Comando MIRROR - copiar as faces 3x;
  • Comando UCS - 3P - Selecionar a diagonal do quadrado - @0,0,100 (2º ponto);
  • Comando CIRCLE - selecionar um ponto do quadrado - raio = 1;
  • Comando CIRCLE - selecionar outro ponto do quadrado - raio = 1;


  • Comando UCS - WORLD;
  • Comando 3DFACE - selecionar pontos (2x);
  • Comando ARRAYCLASSIC - POLARARRAY (selecionar as faces), selecionar o ponto de charneira, 4 faces, 360 graus como ângulo de rotação;





Dodecaedro
  • Comando POLYGON - 5 lados - EDGE (0,0) como coordenadas do ponto inicial, (1,0) como 2º ponto da aresta;
  • Comando POLYGON - 5 lados - selecionar dois pontos do pentágono anterior;
  • Repetir o processo anterior novamente;
  • Comando LINE - desenhar linha que irá orientar o novo UCS;
  • Comando UCS - 3P - selecionar pontos da linha desenhada anteriormente;


  • Comando CIRCLE - selecionar ponto da linha desenhada, definir 1 unidade como raio;
  • Comando LINE - desenhar outra linha para orientar novo UCS;
  • Comando UCS - 3P - definir novo UCS;
  • Comando CIRCLE - selecionar ponto da linha, atribuir 1 unidade para valor do raio da circunferência;



  • Comando UCS - WORLD;
  • Comando ALIGN - selecionar um dos pentágonos, selecionar eixo de rotação e ponto de deslocamento;

  • Comando ARRAYCLASSIC - POLARARRAY, selecionar pentágono lateral, selecionar eixo de rotação, nº de faces: 5, ângulo de rotação: 360 graus;


  • Comando COPY - selecionar o objeto todo, copiar em ORTHOMODE (F8) para a direita;
  • Comando ALIGN - selecionar pontos do objeto à direita e respetivos pontos de chegada no objeto à esquerda;




Icosaedro
  • Comando POLYGON - nº de lados: 5, EDGE, com os pontos (0,0) e (1,0);
  • Comando POLYGON - nº de lados: 5, EDGE, selecionar pontos do pentágono;
  • Repetir o processo novamente;
  • Comando UCS - 3P, selecionar ponto médio da aresta, vértice do triângulo, @0,0,100;
  • Comando CIRCLE - 2P, desenhar uma circunferência com ponto inicial no ponto médio da aresta do triângulo e 2º ponto no vértice do triângulo;
  • Comando UCS - WORLD;
  • Repetir o processo anterior todo para o segundo triângulo;
  • Comando ALIGN - rodar a face triangular para o espaço, selecionando o eixo de rotação;




  • Comando ARRAYCLASSIC - POLARARRAY, selecionar face triangular, selecionar o vértice como eixo de rotação, repetir 5 vezes ao longo de 360 graus;
  • Repetir o processo para o resto do sólido.






Sem comentários:

Enviar um comentário